Qual a importância de praticar esportes na infância?

Fazer atividades físicas é um dos maiores conselhos dos especialistas em saúde. Além de cuidar da musculatura, dos ossos e fortalecer o corpo, elas são ótimas para fatores emocionais e sociais. Entenda qual a importância de praticar esportes na infância e veja como eles podem ajudar em várias áreas da vida de uma criança.

As atividades esportivas são ótimas para que o jovem possa evitar a ansiedade, fazer mais amigos e conhecer melhor suas limitações. São, ainda, muito úteis para a prevenção e tratamento da depressão. Saiba mais sobre como o esporte é fundamental durante a infância.

Qual a importância de praticar esportes na infância?

Os esportes são muito importantes durante a infância porque ensinam lições valiosas para as crianças. Por meio de uma atividade que elas entendem como uma brincadeira, o treinador ou professor de educação física incentiva para que o jovem compreenda melhor a organização da sociedade.

Dessa forma, as práticas esportivas ensinam sobre a necessidade de regras para manter um bom convívio com todos. Assim, elas mostram que preciso compartilhar a vez de jogar a bola com o colega, é necessário manter o respeito pela equipe adversária e que todos devem fazer sua parte.

Assim, a criança internaliza o sentido da coletividade com o seu time. Logo, ela percebe que o trabalho em equipe, destacando as habilidades individuais de cada membro, é o que levará o grupo à vitória.  

Para complementar, o esporte na infância ainda ajuda para que o jovem aumente sua percepção do próprio corpo. Com isso, ele entende seus limites e vê a importância de sempre ultrapassar suas dificuldades, mantendo o esforço e a determinação.

Qual esporte a criança deve praticar?

No período em que há o desenvolvimento motor, é fundamental incentivar a prática de diversas atividades esportivas. Cada esporte trabalha um grupo muscular distinto, o que é essencial para melhorar o condicionamento físico da criança.

Diversificar as práticas ajudará para que o jovem perceba quais esportes ele mais gosta. Da mesma forma, não há motivos para obrigar a criança a participar de um jogo que ela não sente afinidade.

Praticar esportes durante a infância deve ser um momento divertido e prazeroso. Desse modo, estimular o treino excessivo, com o objetivo de criar um atleta precoce não é o mais recomendado nessa fase.

Outro fato para ser evitado é o incentivo desproporcional à competitividade. É normal haver uma rivalidade entre os times durante as partidas, afinal, todos querem ganhar. Porém, quando levado para o pessoal e para a vida, esse incentivo pode ser muito prejudicial. Por isso, é sempre fundamental reforçar o conceito de respeito por todos.

Quais os benefícios do esporte na infância?

A importância de praticar esportes na infância vai além do trabalho com os aspectos físicos e motores. É uma prática essencial para o desenvolvimento social da criança, ensinando sobre regulamentos, contato com o outro, persistência e ajuda ao próximo.

Os esportes também podem ajudar a evitar doenças emocionais e mentais no futuro. Por isso, fazer atividades físicas esportivas ajuda a prevenir o estresse e a ansiedade, problemas tão comuns na sociedade atual.

O que achou do artigo? Não deixe de compartilhar no grupo das mães e pais para que eles saibam como os esportes podem ajudar no crescimento de seus filhos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *