Esportes podem ser perigosos para a saúde?

As práticas esportivas trazem diversos benefícios para o corpo e para a mente. Isso é muito divulgado em academias, centros esportivos e postos de saúde. Porém, tudo tem pelo menos dois lados. Ou seja, será que esportes podem ser perigosos para a saúde?

De acordo com uma o estudo Cardia (Coronary Artery Risk Development in Young Adult Study) feito entre 3200 pessoas, com a idade entre 18 e 30 anos, praticar esportes por mais de 7 horas e meia semanalmente pode ser prejudicial para a saúde.

Veja mais sobre essa pesquisa e descubra quando e como as práticas esportivas podem ser prejudiciais para o seu bem-estar.

O que a ciência diz sobre o perigo da prática excessiva de esportes?

A pesquisa Cardia teve como base mais de 25 anos de análise. O objetivo dos especialistas era detectar qual intensidade de exercícios físicos é, de fato, benéfica para a saúde. Além disso, buscaram analisar qual o ponto em que praticar esportes pode ser arriscado.

Durante os testes, os participantes foram separados em 3 grupos distintos:

  • 1. Praticavam atividades físicas por menos de 150 minutos por semana;
  • 2. Realizam atividades físicas por 150 minutos;
  • 3. Praticavam 450 minutos de atividades físicas por semana (7 horas e meia).

O total de 150 minutos (ou 30 minutos por 5 vezes semanais) é o indicado pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, seria uma média aceitável de acordo com os profissionais da saúde.

Os resultados encontrados pelos pesquisadores foram:

  • Homens que praticavam esportes por mais de 7 horas e meia por semana apresentavam 86% de risco da calcificação da artéria coronária. O que pode levar a um AVC ou a um infarto.  

  • Mulheres com a mesma carga de treino pontuaram em 27% de chances de mais depósitos de cálcio nas artérias coronárias. Logo, ficaram com grandes possibilidades de doenças cardiovasculares também.

Qual a intensidade ideal da prática de esportes?

Embora haja o padrão definido pela OMS de 150 minutos, o mais importante é saber qual o seu objetivo ao praticar esportes. Caso você seja um atleta profissional, será necessário um número determinado de horas de treino. A única advertência é que não haja sobrecarga do corpo, que pode levar a problemas ósseos e musculares.

Além disso, a prática excessiva de atividades físicas pode ter o efeito oposto ao desejado. Ou seja, em lugar de acabar com o estresse e ansiedade, levará a casos graves de nervosismo e agitação, o que pode até gerar doenças psicológicas.

Com isso, para evitar a depressão vinda de uma expectativa irreal sobre resultados, busque o equilíbrio em seu treino. Sempre consulte um especialista em saúde e siga a intensidade recomendada pelo seu treinador.

Dessa forma, será possível prevenir lesões ao seu corpo e futuras dificuldades emocionais. Então, respondendo a pergunta inicial, esportes podem ser perigosos para a saúde quando feitos acima de 7 horas e meia por semana ou além do tempo e intensidade indicados pelo seu preparador físico.

Por isso, treine sempre com orientação de um profissional, assim sua saúde não será afetada e você terá muito mais qualidade de vida.

Gostou do artigo? Então, deixe nos comentários quantas horas por semana você dedica aos esportes.

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