Como os esportes podem melhorar a saúde?

Em uma geração cada vez mais tecnológica é comum o aumento do sedentarismo. Um número preocupante é que 6 em cada 10 brasileiros não praticam atividades físicas. Esse fato pode ser o responsável por doenças ósseas e musculares com o avanço da idade. Então, saiba hoje como os esportes podem melhorar a saúde.

Ao apostar em uma vida mais ativa você ganhará muito mais disposição. Assim, poderá sofrer menos as consequências de uma rotina com muitas horas sentado e sem movimentar o corpo.

Como os esportes podem melhorar a saúde física e emocional?

Ao praticar atividades físicas, o corpo produz serotonina. Ela é um neurotransmissor responsável por regular o sono, relaxar o organismo e oferecer a sensação de bem-estar e prazer.

Outro fator que deve ser avaliado é que com o passar do tempo, a musculatura e a resistência física já não são as mesmas. Por isso, é comum aparecer mais flacidez, dores e o enfraquecimento muscular. Contudo, ao praticar esportes, o corpo permanece forte e disposto por mais tempo.

Isso pode ser visto, por exemplo, em casos de idosos que fazem exercícios físicos, seja com a academia, corrida, dança ou praticando esportes. Muitas vezes eles têm mais energia que uma pessoa jovem, porém sedentária.

Além disso, os treinos ajudam a fazer mais amizades e proporcionam a sensação de independência. O que acaba diminuindo quando o adulto passa dos 60 anos, caso tenha uma vida menos movimentada.

Isso pode ser muito perigoso para a saúde emocional e mental, causando problemas de depressão ou sentimento de impotência. Fatores que podem ser evitados ao praticar um esporte.

Como os esportes ensinam sobre a vida?

Seja com o avanço da idade ou mesmo para crianças, os esportes ensinam várias lições valiosas. A primeira é que cuidar do corpo é tão importante quanto preservar a mente ágil, com estudos constantes.

Além disso, ao manter uma rotina regular de treinos, é possível gerar a energia que se precisa para manter a produtividade no trabalho, cuidar da família ou aproveitar melhor os dias.

Outro destaque que o esporte traz é o desenvolvimento pessoal. Ou seja, ele ensina sobre temas fundamentais na sociedade como:

  • respeito;
  • união;
  • persistência;
  • força de vontade;
  • trabalho em equipe;
  • autoconhecimento;
  • limites;
  • superação.

Como os esportes aumentam o bem-estar?

Com mais produção de serotonina, melhora no aspecto social e disposição de sobra, é fácil entender como os esportes podem melhorar a saúde. O mais importante é que a prática esportiva trabalha o ser humano de forma completa. Logo, ela cuida da mente, das emoções e do corpo do esportista.

O esporte ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, que são tão vistos nos meios urbanos. Devido a uma rotina corrida, a atenção com a saúde é sempre deixada em último plano. Porém, isso pode ser muito prejudicial com o decorrer dos anos.

Por isso, se ainda não faz parte de alguma equipe, que tal começar em um esporte que você sempre quis fazer? A falta de tempo pode ser administrada com um pouco de disciplina. Então, não deixe de tentar.

Gostou do artigo? Comente contando se você é uma pessoa sedentária ou se já pratica esportes há muito tempo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *