5 cuidados essenciais com a rede de esgoto

Será que apenas ter o saneamento básico já garante a segurança e saúde das famílias? Todos são responsáveis por manter o local que vivem limpo e livre de enchentes, uma das maiores causas dos pedidos por desentupimento de esgoto nas cidades. Veja 5 cuidados essenciais com a rede de esgoto que você pode praticar já.

Não deixe que a falta de atenção prejudique seus vizinhos e a sua casa. Alguns hábitos parecem comuns, mas acabam causando grande problema. Veja como evitar isso ao cuidar corretamente do descarte dos dejetos.

O funcionamento da rede de esgoto

Dar descarga, lavar a louça, ligar o chuveiro ou lavar roupas dá início à formação de esgoto. As redes de tratamento fazem a coleta nas residências, transportando para o local em que será tratado.

Apenas após esse processo, o efluente é despejado em córregos. Com isso, é possível cuidar do meio ambiente. Assim, a qualidade de vida, a limpeza e a saúde de todos os moradores é preservada.

Para manter o bom funcionamento da rede de esgoto, é preciso que todos colaborem. Com atos simples, como não jogar papel higiênico no sanitário ou cascas de fruta na pia, já evitam a necessidade do desentupimento de esgoto.

Além disso, os ralos que recebem as águas de chuva não podem ser integrados à rede de esgotamento. Do contrário, é possível que os desejos voltem para dentro de casa pelos ralos.

5 cuidados essenciais com a rede de esgoto

Ter uma caixa de gordura limpa e bem construída, que receba água da cozinha e da passagem, já é uma forma para ter mais conforto e higiene em seu lar. Veja como cuidar do esgoto em cada parte da sua casa.

1. Cozinha

Nunca lance na pia óleo usado, restos de alimentos, esponjas, panos usados, buchas ou cascas de frutas e legumes. Esse ato que parece inofensivo pode causar um sério entupimento em sua rede. Utilize o protetor de ralos e então coloque todas as sobras na lixeira.

2. Banheiro

Não despeje nada sólido na privada como: papel higiênico, fraldas descartáveis, fio dental, cigarros, cotonetes, preservativos ou absorventes.  Esse é um cuidado essencial com a rede de esgoto que pode ser feito sem nenhum esforço, apenas direcionando o lixo para o local certo.

3. Caixa de gordura

Realize a limpeza de caixa de gordura regularmente. Além disso, conserve-a fechada. Caso note que já uma camada gordurosa boiando, basta retirar com a pá e depositar em um saco, levando direto para o lixo. Essa prática evita o mau cheiro, entupimentos e o transbordamento da sua caixa de gordura.

4. Área de serviço

Observe se as roupas não soltam fios que podem entupir o encanamento. Conserve os ralos do piso sempre com a grade de proteção e limpos. Ao varrer o local, retire a sujeira com a pá, ao invés de jogá-las no ralo.

5. Parte externa da casa

Proteja sua casa com calhas que transportam a água da chuva para as bocas de lobo. É importante não direcionar essa água para as redes de esgoto, porque elas podem conter lixo, causando a sobrecarga da rede e o retorno do esgoto para dentro do imóvel.

Com esses 5 cuidados com a rede de esgoto, sua família ficará muito mais segura e será mais difícil precisar de um serviço de desentupimento.

Já costumava fazer alguma dessas ações? Comente qual das dicas você colocará em prática na sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *