10 benefícios do esporte para a qualidade de vida

É um conhecimento comum que as atividades físicas são benéficas para a saúde. Isso pode ser visto, por exemplo, em cartazes nos postos de saúde, hospitais, academias e centros esportivos. Porém, já se perguntou como o esporte ajuda em seu bem-estar?

Confira 10 benefícios do esporte para a qualidade de vida. Ao descobrir todas as vantagens de uma prática esportiva, com certeza você ficará animado para começar também.

Quais são os benefícios do esporte para a qualidade de vida?

O esporte faz bem para a mente, para o corpo e para o emocional. Veja 10 motivos para entrar em um time esportivo o quanto antes.

1. Melhora a saúde mental

Os esportes ajudam a manter a mente mais relaxada. Ao ter os treinos e partida, é mais fácil aliviar o estresse diário sem deixar que esse problema afete outras áreas da sua vida.

2. Faz bem para a saúde emocional

As práticas esportivas ajudam a ter momentos mais divertidos e a fazer mais amigos. Dessa forma, elas são fundamentais para afastar a solidão, a tristeza, o desânimo, além de prevenir a depressão.

3.  Facilita a oxigenação do cérebro

No decorrer da atividade física, o corpo produz mais oxigênio para o cérebro. Logo, um dos benefícios do esporte para a saúde é que ele auxilia a desenvolver o raciocínio e as funções mentais.

4. Previne problemas de colesterol

 

Esportes frequentes e com mais intensidade ajudam a prevenir problemas de colesterol. Ou seja, a prática aumenta os índices de colesterol bom (HDL), enquanto reduz o ruim (LDL).

5. Ajuda em atividades cognitivas

Durante os jogos esportivos muitas atividades cognitivas são acionadas. Assim, os esportes ativam o pensamento rápido, a agilidade, análise de situações, reflexos e a capacidade estratégica.  

6. Elimina a insônia

Quando feitas pela manhã ou longe da hoje de dormir, as atividades físicas ajudam a acabar com a insônia. Isso ocorre porque há um gasto de energia que deixa o corpo pronto para descansar com mais facilidade durante a noite.

7. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória

 

Para participar de um jogo esportivo é preciso correr, andar com velocidade, pular, desviar e fazer vários movimentos. Todas essas atividades pedem um ótimo fôlego, o que trabalha o coração e os pulmões.

8. Ajuda a fortalecer os ossos

Praticar exercícios físicos regularmente é uma ótima forma de manter os ossos fortalecidos e saudáveis. Por isso, começar um esporte ajuda também a chegar a uma idade avançada com menos doenças ósseas.

9. Tonifica os músculos

Diversos músculos são mobilizados durante a prática esportiva. Dependendo do esporte são trabalhados mais os membros superiores, em outros, os inferiores. Por isso, os esportes ajudam a deixar a musculatura mais forte, flexível e tonificada.

10. Melhora a autoconfiança

Além das vantagens para o corpo, os esportes também ajudam a desenvolver mais autoconfiança e a elevar a autoestima. Quando o jogador percebe que é bom no que faz, isso faz com que ele acredite mais em seu potencial.

Sabendo esses 10 benefícios do esporte para a qualidade de vida, fica mais fácil sentir vontade de iniciar em uma atividade física, não é? O esporte é, ainda, uma ótima forma para desenvolver a autonomia e estimular o trabalho em equipe. Animado para começar?

Para ter uma vida mais ativa, longe da depressão, ansiedade e estresse, além de praticar esportes, você também pode utilizar um suplemento natural. Ele não faz mal para a saúde e é regulamentado pela ANVISA. Ou seja, 100% seguro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *